Início do cabeçalho do portal da UFERSA

UFERSA Ambiental

Visando conciliar a economia de energia elétrica com a tecnologia de energias sustentáveis, a UFERSA tem investido em usinas solares fotovoltaicas. O campus Mossoró conta atualmente com três usinas solares fotovoltaicas, que juntas totalizam 167kwp de potência instalada. Outras três usinas solares fotovoltaicas, cada uma com potência instalada de 62,5kwp, foram instaladas no campus de Pau dos Ferros, Caraúbas e Angicos em junho de 2019. Estas usinas, além de contribuir para a produção de energia elétrica de forma sustentável, sem emissão de gases do efeito estufa e com reduzidos impactos ambientais negativos, têm integrado importantes ações nos âmbitos da docência, pesquisa e extensão universitária.

Usina solar da UFERSA. Foto: Eduardo Mendonça/ASSECOM.

Em 2016, de forma a integrar o plano de eficiência energética da UFERSA, em conformidade com os objetivos do desenvolvimento sustentável, a Reitoria, por meio da Portaria no 0430/2016  publicou a adoção de práticas de gestão e uso eficiente de energia elétrica. Essas práticas visam reduzir o desperdício e otimizar o uso adequado da energia elétrica na UFERSA.

Ainda está prevista uma série de ações para os próximos anos, incluindo a ampliação da potência instalada de energia fotovoltaica, a medição individualizada de energia elétrica por edificação e a aquisição de lâmpadas LED para salas de aulas, laboratórios e prédios administrativos.

Contamos com a sua ajuda para tornar a UFERSA líder em sustentabilidade!

 

Alunos da UFERSA recebem informações sobre a instalação e funcionamento da usina solar. Foto: Eduardo Mendonça/ASSECOM.

 

 

Vídeo institucional de divulgação

 

Notícias

Projeto de eficiência e redução de energia da Ufersa é aprovado em chamada pública da Cosern

Mais 4 usinas solares são inauguradas; Ufersa tem a maior potência instalada de energia fotovoltaica entre as universidades federais

Programa de Eficiência Energética da Ufersa é premiado em concurso nacional de inovação

Foto da premiação da Cerimônia de Premiação do 21º Concurso Inovação no Setor Público (Servidor Júlio César Rodrigues recebendo a premiação (16/10/2017) (foto: Vinícius Loureiro/Enap).

Certificação: Selo Solar

 

Para conhecer todo o histórico da implementação da Usina Solar Fotovoltaica da Ufersa e dos projetos de pesquisa e extensão vinculados: acesse aqui.

Para informações adicionais e agendamento de visitas à Usina Solar Fotovoltaica da Ufersa acesse o site da Usina: https://usinasolar.ufersa.edu.br/

 

https://reitoria.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/19/2018/06/tag_usina_gif.gif

17 de maio de 2018. Visualizações: 1187. Última modificação: 27/05/2021 11:27:29