De forma a contribuir com o uso sustentável da água, a UFERSA realizou, em 2023, ações de monitoramento da qualidade e do consumo de água, além de outras que visam reduzir o desperdício. A seguir, é apresentada uma breve descrição dessas ações:
Aproveitamento de Água da Chuva: Em 2023, o sistema de aproveitamento de água de chuva da UFERSA, instalado no Complexo Transportes, Patrimônio e Almoxarifado (TPA) do campus Mossoró, captou aproximadamente 1.074 m³, ou seja, 1.074.000 litros de água da chuva. Esta água tem sido usada na lavagem de veículos e garagens. Este sistema está operando desde junho de 2022.
Equipamentos economizadores de água: Em 2023, a Ufersa instalou torneiras temporizadas e descargas de duplo fluxo, em substituição a equipamentos que apresentaram defeito ou em novas instalações, para contribuir com a redução do consumo de água.
Estação de Tratamento de Esgoto: Os campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros da UFERSA possuem Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Elas foram construídas com o objetivo de tratar os efluentes gerados pelas edificações destes campi.
Projetos sobre Monitoramento e Qualidade de Água: Em 2023, o campus de Mossoró conta com o projeto de pesquisa denominado Qualidade da água para consumo humano: estudo no sistema da UFERSA-Mossoró, cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da UFERSA, com período de execução de 2019 a 2024. O objetivo geral deste projeto consiste em pesquisar a qualidade da água para consumo humano, no campus Mossoró.
Monitoramento do Consumo de Água: A água utilizada na UFERSA, campus Mossoró, provém do sistema público de responsabilidade da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), cujo abastecimento tem uma relação direta com o Termo de Cooperação nº 2/2009, celebrado entre as duas instituições. Pelo referido Termo de Cooperação, a CAERN deve garantir o abastecimento de água com vazão contínua de 30m³/h para a UFERSA durante um período de 20 anos a partir de 03 de agosto de 2009.