Início do cabeçalho do portal da UFERSA

UFERSA Ambiental

Moção de Aplauso Câmara Municipal de Mossoró – Coleta Seletiva Solidária

_____________________________________

Certificado de adesão ao programa A3P (acesse aqui o certificado)

Acesse a publicação no DOU de 03/11/2021 referente ao extrato de Adesão da UFERSA à A3P (Extrato de Publicação no DOU – UFERSA).

 

_____________________________________

Reconhecimento: O Projeto de Coleta Seletiva Solidária da UFERSA foi agraciado com o Prêmio Atitude Cidadã em 2021, pelo Instituto Lixo Zero Brasil.

Notícia (link)

__________________________________________________________________

Reconhecimento: UFERSA apresenta bom desempenho entre as universidade do mundo em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em três anos consecutivos: 2019, 2020 e 2021.

O Times Higher Education (THE) realiza a avaliação mundial do desempenho em pesquisa, extensão e administração em universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (link para notícias dos anos 2019, 2020 e 2021).

Conheça os 17 ODS.

____________________________________________________________________

Prêmio: 1ª Edição do Prêmio ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) do Governo do Brasil em 2018

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido foi uma das vencedoras da 1ª Edição do Prêmio ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) Brasil, entregue nesta quinta-feira, 13/12/2018, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. O projeto de pesquisa “Tecnologia da dessalinização de água salobra” conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino, Pesquisa e Extensão. O projeto visa a construção participativa e integrada de diversas tecnologias sociais de convivências com o semiárido capaz de potencializar e utilizar sustentavelmente os recursos água e solo como garantia da segurança alimentar e ambiental dos agricultores(as) familiares (Matéria publicada pela ASSECOM/Ufersa. Continue lendo a notícia (link).

Professor da Ufersa, Osvaldo Nogueira de Sousa Neto (no centro), recebendo o prêmio em Brasília| Foto: Cedida.

Professor Nildo Dias, autor do projeto premiado| Foto: Cedida.

___________________________________________

Certificação: Selo Solar

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2018, a Ufersa foi reconhecida como uma instituição parceira da natureza com a entrega do 100º Selo Solar conferido pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina, o Instituto Ideal. A comenda foi entregue ao Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, durante o 9º Seminário Energia + Limpa, que aconteceu nos dias 04 e 05 de junho de 2018 em Florianópolis (SC).

A Ufersa foi agraciada com o Selo Solar devido a instalação e o funcionamento da Usina Fotovoltaica inaugurada em janeiro de 2016, no Campus Sede, em Mossoró. A Usina foi adquirida com recursos do Projeto Desafio da Sustentabilidade, do MEC em 2014, no qual as pessoas participavam apresentando ou curtindo ideias sobre economia de água e energia elétrica.

A Usina Solar da Ufersa foi apresentada no evento como um case de sustentabilidade e de integração para o país. A professora Diana Gonçalves Lunardi também esteve presente no Seminário e apresentou as Iniciativas sustentáveis integradas da Universidade.

Para o Reitor, o Selo Solar é mais um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela equipe da Universidade. “É muito gratificante observar que os projetos de sustentabilidade da Ufersa vêm sendo reconhecidos com iniciativas exemplares para outras instituições do país. Acreditamos, inovamos e conseguimos instalar o nosso parque solar graças ao esforço de professores, técnicos e dos nossos alunos. Isso só mostra que estamos no caminho certo. Parabéns a todos da Ufersa pela conquista”, comemorou o Reitor. (notícia publicada pela ASSECOM/Ufersa – Continue lendo a notícia na íntegra: clique aqui.)

Entrega do 100º Selo Solar ao Reitor da Ufersa conferido pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (foto: Soninha Vill)

______________________________________________________________

Prêmio: 21º Concurso de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Governo do Brasil

O Programa de Eficiência Energética da Universidade Federal Rural do Semi-Árido está entre as iniciativas premiadas do 21º Concurso de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública, a ENAP. O resultado foi anunciado nesta terça, dia 15, em Brasília. O servidor Júlio César Rodrigues, que atualmente é o Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis, foi o responsável por defender o Programa da Ufersa para os avaliadores da própria ENAP.

Na apresentação em Brasília, o representante da Ufersa apresentou números da economia que a Usina Solar da Ufersa vem gerando para o custeio da instituição. No ano passado, a Universidade recebeu do MEC R$ 1 milhão como resultado do Prêmio Ideia – Desafio da Sustentabilidade. Em apenas 60 dias, a Ufersa transformou um terreno árido numa usina solar, com 580 painéis solares, capazes de produzir em média 20.000kWh/mês, ou aproximadamente 8% do consumo do campus sede.

Com o resultado, a Ufersa receberá troféu, certificados individuais de premiação para todos os integrantes da equipe e o direito de usar o Selo de Inovação da ENAP. Além disso, a iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Ufersa irá compor o banco de soluções e o repositório institucional da ENAP. Com isso, a Universidade estará automaticamente habilitada a participar de eventos organizados ou viabilizados pela ENAP, com o objetivo de fomentar a inovação no Serviço Público. (Matéria publicada pela ASSECOM/Ufersa. Continue lendo a notícia (link).

Foto da premiação da Cerimônia de Premiação do 21º Concurso Inovação no Setor Público (Servidor Júlio César Rodrigues recebendo a premiação (16/10/2017) (foto: Vinícius Loureiro/Enap).

 

__________________________________________

Prêmio: Ideia – Desafio da Sustentabilidade, Ministério da Educação (MEC), Governo do Brasil

A UFERSA participou oficialmente do PRÊMIO IDEIA (www.mec.gov.br/premioideia) de 01 de dezembro de 2014 a 05 de fevereiro de 2015 e contou com a participação de aproximadamente 730 inscritos neste período. Os estudantes de graduação em ciência e tecnologia, ecologia, engenharia florestal, agronomia e medicina veterinária, e os estudantes de pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade, e Ecologia e Conservação tiveram maior participação no desafio.

A UFERSA, em ~ 2 meses, propôs cerca de 1.500 ideias e gerou 2.398.211 pontos (366 mil pontos a frente do terceiro lugar);

O mutirão, nesta última semana (segunda 02/02/15, terça 03/02 e quinta-feira 05/02/15), contou com a participação de ~60 pessoas durante 8h/dia em todos os câmpus da UFERSA;

A divulgação da classificação provisória das duas Universidades e dos dois Institutos Federais vencedores será publicada em 12 de fevereiro de 2015, enquanto o resultado oficial do projeto será divulgado em 03 de março de 2015.

A premiação do PRÊMIO IDEIA ocorreu no dia 15 de abril em um Congresso organizado pelo MEC.

A partir do encerramento do prazo para participação, uma equipe técnica e interdisciplinar do MEC avaliará as ideias e selecionará as melhores para compor uma Coletânea de Boas Práticas (link), que será oferecida pelo MEC para todas as instituições federais de ensino, demais instituições públicas federais, estaduais e municipais e outros interessados.

Premio-Ideia-e1429560465284Recebimento do Premio Ideia (link) pela UFERSA durante o Congresso Internacional de Gestão de Inovação da Educação do Setor Público – CIGISP 2015 (Brasília-DF) e proposta de aplicação dos recursos (link).

PREMIO IDEIA DESPEDIDA

Parte da equipe da Ufersa responsável pela conquista do Prêmio Idea/Desafio da Sustentabilidade.

_____________________________________________________________________

 

14 de dezembro de 2018. Visualizações: 3706. Última modificação: 28/03/2022 10:21:26