Início do cabeçalho do portal da UFERSA

UFERSA Ambiental

Desde 2016, a UFERSA assumiu o compromisso de investir em energia solar fotovoltaica, além de investir em uma iluminação a partir de lâmpadas de LED para reduzir os gastos com energia elétrica e contribuir para a redução das emissões de gases do efeito estufa. A seguir, é apresentada uma breve descrição do atual sistema solar fotovoltaico da UFERSA e ações que visam promover a eficiência energética:

Usinas Solares Fotovoltaicas: Em 2023, a UFERSA conta com 31 usinas solares fotovoltaicas, distribuídas em seus quatro campus. A potência instalada total é de 2.178,17 kWp, enquanto a produção anual total é de 3.601.822, o que representa 58,9% do consumo total da UFERSA e resulta em uma economia anual total estimada em R$ 1.555,267. A geração de energia solar fotovoltaica também contribui com o meio ambiente, uma vez que a energia elétrica que a UFERSA está deixando de consumir da concessionária significa, para o sistema de geração de energia elétrica do Brasil, uma redução da emissão de CO2 de cerca de 299 toneladas por ano, o que equivale ao sequestro de carbono equivalente a 5,5 hectares de vegetação de caatinga, ou ao plantio anual de 3.216 árvores deste bioma. As usinas solares fotovoltaicas da UFERSA dispostas no solo têm sido importantes instrumentos de ensino, pesquisa e extensão. Para mais detalhes acesse: https://usinasolar.ufersa.edu.br/

Energia solar com armazenamento em baterias na UFERSA: Em abril de 2023, a UFERSA foi uma das instituições com projeto aprovado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão – Finep, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O projeto aprovado ‘Energia solar com armazenamento em baterias na UFERSA’ é coordenado pelo prof. Ednardo Pereira, do curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica. A iniciativa conta com a participação do engenheiro George Ribeiro (INPE/MCTI) e do pró-reitor de assuntos estudantis, Júlio César (PROAE). A proposta da UFERSA visa à elaboração de projeto executivo de implantação de sistema de geração fotovoltaica com armazenamento de energia em baterias (Battery Energy Storage System – BESS), de forma que a energia produzida possa ser armazenada e despachada de maneira estratégica, de acordo com a conveniência e o perfil de consumo do campus Mossoró.

Usina solar da UFERSA. Foto: Eduardo Mendonça/ASSECOM.

 

Alunos da UFERSA recebem informações sobre a instalação e funcionamento da usina solar. Foto: Eduardo Mendonça/ASSECOM.

 

 

Vídeo institucional de divulgação

Cerimônia de Premiação do 21º Concurso Inovação no Setor Público para Usina Solar da UFERSA (foto: Vinícius Loureiro/Enap).

Certificação: Selo Solar

 

https://reitoria.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/19/2018/06/tag_usina_gif.gif

17 de maio de 2018. Visualizações: 5980. Última modificação: 03/01/2024 10:22:10