Início do cabeçalho do portal da UFERSA

UFERSA Ambiental

O campus de Mossoró conta com sete importantes áreas verdes, para apoiar a conservação da biodiversidade. Juntas, essas áreas contribuem para as atividades acadêmicas e científicas, controle térmico, sombreamento, redução da poluição atmosférica e conservação da flora e fauna nativa da caatinga: ASA Abelhas do Semiárido, Praça das Craibeiras, Centro de Multiplicação de Animais Silvestres, Parque Ecológico da Caatinga, Pomar da UFERSA, Bosque dos Juazeiros e Setor de Produção de Mudas.

Espaço ASA Abelhas do Semiárido: Coordenado pelo prof. Airton Carvalho, o Espaço ASA está instalado no campus oeste da UFERSA/Mossoró e abriga um meliponário, um hotel para abelhas solitárias e um jardim com plantas importantes para as abelhas do bioma Caatinga. O jardim para polinizadores foi restaurado com plantas nativas visando incrementar as populações de abelhas e outros insetos polinizadores para contribuir com a conservação da biodiversidade local. No total foram plantadas cerca de 1.000 mudas, incluindo espécies nativas e ornamentais. Além de fornecer pólen e néctar para as abelhas, as flores disponibilizam alimento para vários grupos de visitantes florais como, por exemplo, borboletas, vespas, moscas, besouros, aves, morcegos e outros. Além das atividades de pesquisa científicas desenvolvidas no local esse espaço também é utilizado para aulas de educação ambiental. Localização: lado oeste, UFERSA Mossoró.

Praça das Craibeiras: espaço de convivência da comunidade interna e externa à UFERSA, contém árvores nativas da caatinga, como a craibeira, e mesas e bancos de praça, que favorecem momentos agradáveis de contemplação da natureza. Esta praça também dispõe de elementos de apoio aos objetivos de desenvolvimento sustentável como amarelinha, Casa de Leitura e jogos educativos para crianças. Localização: lado oeste, UFERSA Mossoró.

Centro de Multiplicação de Animais Silvestres (CEMAS): unidade responsável pelo desenvolvimento de pesquisa e conservação de cutias, preás, catetos e emas. Coordenado pelo professor Moacir Franco de Oliveira há mais de 20 anos, o CEMAS tem como principal finalidade a difusão de pesquisas nas diversas áreas do conhecimento, atendendo discentes de graduação e de pós-graduação. Localização: lado leste, UFERSA Mossoró.

Parque Ecológico da Caatinga: Área de grande relevância para a conservação da caatinga, abriga remanescente de vegetação nativa e duas lagoas temporárias, monitoradas regularmente por discentes de ecologia da UFERSA. Devido a grande relevância ecológica e importância acadêmico-científica e de conservação ambiental, a Comissão Gestora do Plano Diretor de Logística Sustentável da UFERSA sugere que a área das Lagoas, e sua vegetação de caatinga associada, seja legalmente protegida, por meio da criação de um Parque Ecológico da Caatinga.  Localização: lado leste, UFERSA Mossoró.

Pomar da Ufersa: unidade responsável pelo desenvolvimento de  estudos de espécies frutíferas que são utilizadas em aulas práticas nos cursos de graduação em Agronomia da UFERSA, e em experimentos de Dissertações e Teses dos alunos da Pós-Graduação em Fitotecnia (PPGF). Esta unidade é coordenada pelo prof. Vander Mendonça. Os estudos têm sido desenvolvidos com as culturas da goiabeira, maracujazeiro, coqueiro, abacaxizeiro e romãzeira. O pomar também conta com o cultivo das seguintes variedades frutíferas: citros, bananeira, mangueira, cajueiro, cajazeira, cajarana, acerola, sapotizeiro, pitangueira, amoreira, figueira, pinheira, atemoia, gravioleira, pitombeira, noni, seriguela, tamarindeiro e videira.  Localização: lado leste, UFERSA Mossoró.

Bosque dos Juazeiros: espaço de convivência da comunidade interna e externa à UFERSA, contém árvores nativas da caatinga, como o juazeiro, e bancos de praça, que favorecem momentos agradáveis de contemplação da natureza. Localização: lado leste, UFERSA Mossoró.

Setor de Produção de Mudas (SEPROM): unidade responsável pela produção de mudas de plantas frutíferas e nativas da caatinga. Coordenado pelo engenheiro agrônomo Giorgio Mendes, esta unidade produz mudas que atendem à comunidade interna e externa à UFERSA.  Localização: lado leste, UFERSA Mossoró.

Trilha dos Polinizadores UFERSA (TRIPOL): está localizada na Estação Experimental Rafael Fernandes da UFERSA em Mossoró-RN. Inaugurada em 2012, é destinada à educação ambiental e foi instalada em uma área de 26 ha de mata nativa de Caatinga. A trilha possui cerca de 500 m de comprimento. Ao longo da transecção foram destacadas, com placas de identificação coloridas, 26 espécies arbóreo-arbustivas importantes para a manutenção das populações de abelhas. Localização: Alagoinha, zona rural, Mossoró.

AÇÕES DE APOIO À CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Plano de Arborização da UFERSA: Em agosto de 2023, o Conselho de Administração (CONSAD) da UFERSA aprovou o Plano de Arborização do campus Mossoró, que visa contribuir para o planejamento, execução e monitoramento das atividades de arborização neste campus.

Bird Safe: Em 2023, foram instalados dois comedouros para aves silvestres no Bosque dos Juazeiros e na Praça das Craibeiras, campus Mossoró, desenvolvido com tecnologia para evitar a predação das aves por cães e gatos domésticos, que habitam este campus. O modelo deste comedouro foi resultado de um projeto de inovação desenvolvido por discentes do curso de Ecologia da UFERSA e utiliza materiais de baixo custo e de fácil instalação. Voluntários contribuem regularmente para a troca da água e oferta de frutas frescas, como banana, laranja, mamão e goiaba, para as aves silvestres de vida livre no campus.

Poleiros para corujas-buraqueira: Corujas-buraqueira (Athene cunicularia) fazem parte da biodiversidade do campus de Mossoró e de Caraúbas. Nos primeiros meses de 2023, diversas corujas-buraqueiras construíram suas tocas em locais de circulação de pessoas nestes dois campus. Quando os filhotes nasceram, o comportamento de defesa da prole foi comumente observado por aqueles que tentavam se aproximar. Para evitar conflitos entre pessoas e corujas-buraqueiras, foram instalados poleiros com placas informativas, para identificação da área e alerta, para que as pessoas respeitassem a distância de segurança.

Composteira de folhas: Em 2023, a Divisão de Manutenção e Instalações Físicas (DMIF) implantou pequenas composteiras de folhas em torno de 14 árvores do Bosque dos Juazeiros. Estas pequenas composteiras são compostas por tocos de madeira provenientes de podas de árvores do próprio campus. As composteiras em torno dos troncos das árvores visam reter a umidade no solo, reduzir a incidência direta dos raios solares e contribuir para a ciclagem de nutrientes.

Bicicletários: Em 2023, a direção do Centro de Engenharias adquiriu, com recursos próprios, dois bicicletários para o Centro de Engenharias 1. Estes bicicletários foram instalados no hall de entrada deste prédio e estão protegidos do sol e da chuva. Bicicletários são equipamentos que promovem o desenvolvimento sustentável, pois contribuem para a redução do número de veículos motorizados e consequentemente para a redução das emissões atmosféricas de gases do efeito estufa e dos atropelamentos da fauna nativa.

        Produção de substrato para produção de mudas

Visita de estudantes do projeto ‘boas práticas sustentáveis: aliando escolas à universidade’ ao Centro de Multiplicação de Animais Silvestres (CEMAS/Ufersa), conhecendo as emas (Rhea americana), catetos (Pecari tajacu) e cutias (Dasyprocta leporina) em cativeiro. (fotos: Diana e Vitor Lunardi)

 

Beija-flor-tesoura Eupetomena macroura, rolinha-picui Columbina picui, tatu-peba Euphractus sexcinctus e corujas-buraqueiras Athene cunicularia registrados na Ufersa campus Mossoró (fotos: Vitor O. Lunardi).

 

17 de maio de 2018. Visualizações: 5624. Última modificação: 03/01/2024 13:50:14