Início do cabeçalho do portal da UFERSA

UFERSA Ambiental

A gestão de resíduos na UFERSA se deu de forma efetiva e integrada a partir da construção do abrigo temporário de resíduos, um dos mais bem planejados abrigos construídos em uma universidade pública brasileira. O abrigo temporário de resíduos da UFERSA entrou em operação em 20 de janeiro de 2015 e conta atualmente com um servidor operacional responsável pelo recebimento e destinação adequada de cada um dos grupos de resíduos. Este abrigo ocupa uma área de cerca de 300m2 e recebe resíduos domiciliares, químicos não perigosos, lâmpadas, pilhas e baterias, além de materiais recicláveis.

Abrigo de resíduos da UFERSA. Foto: Eduardo Mendonça/ASSECOM.

 

Além do abrigo de resíduos, a UFERSA, durante o mês de comemoração mundial do meio ambiente em 2019, implementou a sua primeira Usina de Compostagem. Restos de podas de árvores do campus, cascas de frutas, vegetais e alimentos não consumidos ou descartados são transportados para esta usina de compostagem, onde são transformados em adubo orgânico. Este adubo poderá ser utilizado na produção de mudas, horta da UFERSA e na arborização do campus. Clique aqui para detalhes do projeto da Usina de Compostagem da UFERSA.

Usina de Compostagem da UFERSA. Foto: Diana Lunardi

 

No Abrigo de Resíduos da UFERSA, os resíduos domiciliares da UFERSA são destinados ao aterro sanitário de Mossoró, enquanto os materiais recicláveis são doados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró (ASCAMAREM) e à Associação Comunitária Reciclando para Vida (ACREVI). Para resíduos químicos, pilhas, baterias e lâmpadas, a UFERSA contrata anualmente empresa licenciada para coleta e destinação ambientalmente adequada, enquanto para resíduos hospitalares e biológicos, a coleta por empresa licenciada ocorre semanalmente.

Lixeiras utilizadas para a separação de resíduos recicláveis e não recicláveis.

 

Sua ajuda é fundamental para que a gestão de resíduos na UFERSA seja ainda mais efetiva. Contamos com a sua participação para promover e ampliar a coleta seletiva solidária no campus universitário. Os materiais recicláveis doados pela UFERSA à ASCAMAREM geram renda para famílias carentes, contribuem para a vida útil do aterro sanitário de Mossoró e reduzem a pressão econômica por novas matérias primas.

 

PÁGINA DA COMISSÃO DA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA DA UFERSA (acesse aqui).

VÍDEO SOBRE A COLETA SELETIVA NA UFERSA (acesse aqui).

PÁGINA DO ABRIGO DE RESÍDUOS DA UFERSA (acesse aqui).

ORIENTAÇÕES  SOBRE  DESCARTE  DE  RESÍDUOS  NA  UFERSA (acesse aqui).

EVENTOS, CAMPANHAS E CURSOS REALIZADOS (acesse aqui).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

17 de maio de 2018. Visualizações: 5967. Última modificação: 24/06/2022 18:13:44