Início do cabeçalho do portal da UFERSA

UFERSA Ambiental

Gerenciamento de Resíduos

A UFERSA é uma instituição de ensino superior, que realiza atividades regulares de ensino, pesquisa e extensão. Portanto, uma complexidade de diferentes tipos de resíduos são gerados anualmente, exigindo maior planejamento e responsabilidade. São exemplos de resíduos gerados pela UFERSA: resíduos domiciliares, recicláveis, laboratoriais, resíduos de serviços da saúde, eletroeletrônicos, resíduos de áreas verdes, resíduos agrícolas e resíduos da construção civil. De forma a gerenciar de forma adequada esses resíduos, a UFERSA conta com um abrigo temporário de resíduos em cada um dos seus quatro campus. Também conta com comissões para apoiar a coleta seletiva cidadã e parcerias com associações de catadores para destinar, de forma adequada, os materiais recicláveis à reciclagem. Além disso, anualmente são contratadas empresas licenciadas para coletar, transportar e realizar destinação ambientalmente adequada de resíduos laboratoriais, de serviços da saúde e lâmpadas, pilhas e baterias.

A seguir é apresentada uma breve descrição das instalações e ações realizadas no âmbito do gerenciamento de resíduos da UFERSA:

Abrigo Temporário de Resíduos: A UFERSA possui um abrigo temporário de resíduos em cada um dos seus quatro campus, mas apenas dois destes encontram-se efetivamente em operação: campus Mossoró e campus Pau dos Ferros. No campus Mossoró, o abrigo temporário de resíduos é operado por um agente de coleta previamente capacitado e gerenciado por membros da Comissão Gestora do Plano Diretor de Logística Sustentável. Neste abrigo, são armazenados, de forma temporária, materiais recicláveis, que são encaminhados às associações de catadores. Também são armazenados aí resíduos domiciliares, que são encaminhados ao aterro sanitário de Mossoró, e lâmpadas, pilhas, baterias e resíduos químicos não perigosos, que são periodicamente encaminhados à empresa licenciada para a coleta, transporte e desfazimento ambientalmente adequado destes resíduos.

Coleta seletiva cidadã: Para promover o gerenciamento adequado dos resíduos, a UFERSA conta também com a coleta seletiva cidadã. Neste sentido, foram adquiridas lixeiras seletivas, que visam apoiar a separação dos resíduos em dois grupos: recicláveis e não recicláveis. Estes resíduos são encaminhados para o abrigo temporário de resíduos da UFERSA e de lá seguem o seu destino, conforme tipo de material. Para apoiar a coleta seletiva cidadã na UFERSA, cada campus conta com uma comissão gestora. Esta comissão é responsável por realizar ações de habilitação das associações de catadores de materiais recicláveis, capacitação dos agentes de limpeza e de coleta e campanhas de sensibilização da comunidade em benefício da coleta seletiva cidadã.

Usina de Compostagem Termofílica: Membros da Comissão Gestora do Plano Diretor de Logística Sustentável da UFERSA, em parceria com a equipe da profa. Marcelle Santana de Araújo, realizam monitoramento da usina de compostagem termofílica, composta por oito cilindros, como parte das atividades do projeto de pesquisa intitulado “Composto orgânico de cama de frango produzido na Ufersa”. Quatro dos oito cilindros desta usina termofílica tem recebido resíduos de cama de frango, provenientes das aulas práticas do curso de graduação em zootecnia. Estes resíduos têm sido transformados em compostos orgânicos para recuperação de solo degradado e empregado no plantio de novas mudas de plantas da caatinga.

Resíduos de Serviços da Saúde: A UFERSA mantém contrato com a empresa especializada em serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final para destinação ambientalmente adequada de resíduos de serviços da saúde. Esses resíduos são provenientes, principalmente, do hospital veterinário (HOVET) e ambulatórios em operação no campus Mossoró.

Redução de Geração de Resíduos: Para apoiar a redução da geração de resíduos, a UFERSA, em 2023, não comprou copos descartáveis para água, priorizando o uso de copos reutilizáveis. Além disso, incluiu no termo de referência do Pregão 34/2023 uma proibição quanto ao uso de descartáveis nos restaurantes universitários dos quatro campus da UFERSA: 5.3.88 A utilização de pratos e talheres descartáveis e plásticos está proibida, sendo obrigatória a utilização de opções biodegradáveis ou reutilizáveis. Quanto aos copos, deverá ser utilizado copo de vidro para distribuição das bebidas (suco e café).

Abrigo de resíduos da UFERSA. Foto: Eduardo Mendonça/ASSECOM.

Lixeiras utilizadas para a separação de resíduos recicláveis e não recicláveis.

 

Coletor de pilhas e baterias

 

 

 

 

 

 

 

17 de maio de 2018. Visualizações: 7388. Última modificação: 03/01/2024 13:45:08