Início do cabeçalho do portal da UFERSA

UFERSA Ambiental

A gestão de resíduos na UFERSA se deu de forma efetiva e integrada a partir da construção do abrigo temporário de resíduos, um dos mais bem planejados abrigos construídos em uma universidade pública brasileira. O abrigo temporário de resíduos da UFERSA entrou em operação em 20 de janeiro de 2015 e conta atualmente com um servidor operacional responsável pelo recebimento e destinação adequada de cada um dos grupos de resíduos. Este abrigo ocupa uma área de cerca de 300m2 e recebe resíduos domiciliares, químicos não perigosos, lâmpadas, pilhas e baterias, além de materiais recicláveis.

Abrigo de resíduos da UFERSA. Foto: Eduardo Mendonça/ASSECOM.

 

Além do abrigo de resíduos, a UFERSA, durante o mês de comemoração mundial do meio ambiente em 2019, implementou a sua primeira Usina de Compostagem. Restos de podas de árvores do campus, cascas de frutas, vegetais e alimentos não consumidos ou descartados provenientes do Restaurante da UFERSA serão transportados para esta usina de compostagem, onde serão transformados em adubo orgânico. Este adubo será utilizado na produção de mudas, horta da Ufersa e na arborização do campus. Clique aqui para detalhes do projeto da Usina de Compostagem da UFERSA.

Usina de Compostagem da UFERSA. Foto: Diana Lunardi

 

No Abrigo de Resíduos da UFERSA, os resíduos domiciliares da UFERSA são destinados ao aterro sanitário de Mossoró, enquanto os materiais recicláveis são doados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró (ASCAMAREM) e à Associação Comunitária Reciclando para Vida (ACREVI). Para resíduos químicos, pilhas, baterias e lâmpadas, a UFERSA contrata anualmente empresa licenciada para coleta e destinação ambientalmente adequada, enquanto para resíduos hospitalares e biológicos, a coleta por empresa licenciada ocorre semanalmente.

Promoção de coleta seletiva para o descarte consciente de resíduos sólidos. Foto: Eduardo Mendonça/ASSECOM.

Lixeiras utilizadas para a separação de resíduos recicláveis e não recicláveis.

 

Adicionalmente, está em andamento a aquisição de uma composteira universitária, com capacidade de processamento de 1.100 litros/mês de resíduo orgânico, proveniente principalmente do restaurante universitário e das copas da UFERSA. Esta composteira produzirá 2.500 kg de composto orgânico a cada três meses. Este composto orgânico será empregado na adubação de áreas verdes do próprio campus universitário.

Sua ajuda é fundamental para que a gestão de resíduos na UFERSA seja ainda mais efetiva. Contamos com a sua participação para promover e ampliar a coleta seletiva solidária no campus universitário. Os materiais recicláveis doados pela UFERSA à ASCAMAREM geram renda para famílias carentes, contribuem para a vida útil do aterro sanitário de Mossoró e reduzem a pressão econômica por novas matérias primas.

 

PÁGINA DA COMISSÃO DA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA DA UFERSA (acesse aqui).

VÍDEO SOBRE A COLETA SELETIVA NA UFERSA (acesse aqui).

PÁGINA DO ABRIGO DE RESÍDUOS DA UFERSA (acesse aqui).

ORIENTAÇÕES  SOBRE  DESCARTE  DE  RESÍDUOS  NA  UFERSA (acesse aqui).

EVENTOS, CAMPANHAS E CURSOS REALIZADOS (acesse aqui).

 

 

17 de maio de 2018. Visualizações: 2219. Última modificação: 26/05/2021 11:52:58