Início do cabeçalho do portal da UFERSA

UFERSA Ambiental

Ano: 2021

Dia Mundial do Meio Ambiente

_________________________________________________________________

Workshop Internacional Uso Racional da Água

O workshop foi organizado pelo SIGECA/UFERSA e contou com a participação das instituições UCC/Argentina, UC/Espanha, IPEEC/CONICET/Argentina, US Salinity Laboratory/Estados Unidos, USP, UNICAMP, UFBA, UFCG, IFPB, UERN e CAERN. Divulgação das atividades do evento: link1link2link3.

__________________________________________________________________

Ano: 2019

Curso de atualização sobre orientações logísticas da Coleta Seletiva na UFERSA

Com ampla programação educativa, o encontro reuniu mais de 100 funcionários terceirizados que prestam serviço na Ufersa/Foto: Cedida (acesse aqui informações adicionais)

________

III – Workshop de Usinas Solares Fotovoltaicas da UFERSA

IV Encontro Dia Mundial do Meio Ambiente

_______

Estudantes comemoram o Dia Mundial da Água

UFERSA comemora o Dia Mundial dos Solos

Ano: 2017

II Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas: ambientes de inovação

Mesa de abertura do evento. Acesse informações adicionais aqui.

Ano: 2016

I Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas: aliando tecnologia à sustentabilidade

Recentemente, a UFERSA alcançou o segundo lugar em um desafio – Prêmio Ideia/ Desafio da Sustentabilidade – promovido pelo Ministério da Educação em 2014/2015, sendo contemplada com o prêmio de 1 milhão de reais. Após avaliação criteriosa de aplicação do recurso pelos docentes, discentes e técnicos administrativos envolvidos no processo de criação e divulgação das ideias sustentáveis, estes optaram pela aquisição de uma usina solar para geração de energia elétrica a partir de fonte renovável. Assim, este Workshop visou envolver a comunidade da UFERSA e região no processo de construção do conhecimento e discussão sobre as tecnologias, logística e políticas envolvidas no processo de projeto, aquisição, implantação e operação de usinas solares fotovoltaicas. Ainda,  esperamos ampliar as discussões sobre o papel das Universidades Públicas na geração e promoção de tecnologias aliadas à sustentabilidade ambiental.

Site do evento (clique aqui);

Divulgação do evento na página da UFERSA (clique aqui).

Dia Mundial da Água: O mundo tem sede de iniciativas!

Programação da UFERSA: 21 a 24 de março de 2016 (baixe o cartaz de programação aqui: link).

I Amostra de cinema: Mulheres da lama – LEDOC Quinta-feira, 24/03, Auditório do CTARN

Projetos dos discentes de Graduação:

Campus Mossoró

• Arborização e Bem Estar – Ecologia
  • Adote uma Edificação – C & T noturno (cartaz)
  • A cada descarga, 1 litro a menos de água – C & T diurno (cartaz)
  • Oficina Águas de Março – Educação no Campo
     Campus Angicos – cursos: Engenharia Civil e C&T (cartaz)
  • Exposição de técnicas sustentáveis
  • Sensibilização para importância da água
  • Monitoramento do volume de água em caixas de água utilizando sensor led
  • Captação e armazenamento de água de chuva na UFERSA campus Angicos
  • Implantação de fossas sépticas biodigestoras em comunidades de Angicos
  • Importância da água: sensibilizando por meio do lúdico
  • O encantamento e a importância da água: uso de paródias
  • Pegada ecológica
  • Pegada hídrica
  • Sistema nacional de informação sobre saneamento – divulgação e ensinamentos
  • Vídeos ecológicosfotos semana da agua_UFERSA

fotos semana da agua_UFERSAImagens de algumas atividades realizadas durante a Semana de Comemoração do Dia Mundial da Água nos campus de Angicos e Mossoró

Ano: 2014

III Semana de Meio Ambiente da UFERSA – 2014

06/2014 –Em comemoração ao DIA DO MEIO AMBIENTE, 05 DE JUNHO, a CPLS propôs uma discussão ampla com toda a comunidade acadêmica sobre as boas práticas sustentáveis no âmbito da UFERSA e também da comunidade de Mossoró. Detalhes da programação podem ser obtidas no link III SMA UFERSA.

Ano: 2012

I Semana de Meio Ambiente da UFERSA – 2012

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido está concluindo os preparativos para a I Semana de Meio Ambiente da UFERSA, marcada para acontecer nos dias 1 e 2 de junho, no Auditório Amâncio Ramalho, no Campus da UFERSA Mossoró. As inscrições para participar no evento terminam na próxima quarta-feira, dia 30 de maio, exclusivamente, no site do evento: smaufersa.blogspot.com.br/. A I SMA é promovida pelo Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, com o apoio das Pró-Reitorias de Graduação e, de Extensão e Cultura.

I Semanade meio ambiente-0016 I Semanade meio ambiente-0020

3 de dezembro de 2018. Visualizações: 1160. Última modificação: 14/07/2021 16:04:51